Cartão DaHora sairá de circulação em Mauá

Pouco mais de três anos após ser implantado, o Cartão DaHora – bilhete único utilizado na rede municipal de Transportes de Mauá – será retirado de circulação. O tíquete será trocado por outro modelo que possa ser aceito nas catracas da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) do Centro da cidade.

Apesar da renovação, o sistema continuará sob gestão da empresa PK9, que já foi multada pela Prefeitura de Mauá por supostas violações no banco de dados e irregularidades em pagamentos. O novo tíquete eletrônico será chamado de Cartão SIM (Sistema Integrado de Mauá).

Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior, o período de troca deverá começar nas próximas semanas e encerrado no fim de março, quando está previsto o início da integração tarifária para quem fizer conexão dos ônibus da cidade para a CPTM (leia ao lado). Em 2010, a substituição dos bilhetes de papel para o Cartão DaHora foi conturbada. Passageiros chegaram a passar cinco horas em filas no Terminal Central para conseguir efetuar a mudança.

Para evitar problemas, Paulo Eugenio garante que, diferentemente de 2010, serão criados outros pontos de troca. A intenção do secretário é levar equipes para fazer cadastramento de passageiros nos terminais Itapeva e Zaíra.

Outra novidade será a incorporação do térreo do Centro de Formação de Professores ao Terminal Central. “Vamos transformar essa área em um Centro de Atendimento ao Usuário. Ali poderão ser feitas trocas e o preenchimento de formulários de estudantes e idosos”, detalha Paulo Eugenio. O secretário informa que o espaço terá painéis com a localização em tempo real dos ônibus da cidade.

O titular da Pasta afirma que o cadastro de idosos e deficientes aumentará o controle da Prefeitura sobre o número de gratuidades fornecidas. “Além disso, dará mais dignidade ao usuário. As crianças, por exemplo, não terão mais de passar por baixo da catraca.”



LICITAÇÃO

A Prefeitura espera lançar ainda neste ano o edital para licitação de todas as linhas de ônibus municipais. As operadoras Viação Cidade de Mauá e Leblon foram descredenciadas pelo município após serem consideradas inidôneas pelo governo. O motivo foi a descoberta de supostas invasões das companhias ao sistema de bilhetagem eletrônica. As empresas foram multadas em R$ 8,4 milhões e R$ 12,2 milhões.

Em outubro, foi assinado contrato emergencial com a Suzantur. A viação, que utiliza ônibus antes usados pela Oak Tree – concessionária que prestava serviços na Capital e decretou falência – chegou a operar linhas da Viação Cidade de Mauá e agora atua em sete itinerários que eram de responsabilidade da Leblon.

Integração com trens deverá entrar em vigor já no primeiro trimestre

A integração tarifária entre o sistema municipal de Transportes de Mauá e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) deverá entrar em vigor até março. Para que comece a valer efetivamente, as adaptações nas catracas de ambos os modais precisam ser concluídas. Foi publicado em outubro no Diário Oficial do Estado o convênio que autoriza o desconto para usuários que fizerem a baldeação na estação ferroviária do Centro.

Cerca de 50 mil pessoas devem ser beneficiadas diariamente com a integração. Quem fizer a conexão entre os sistemas terá desconto aproximado de 8,3%. Dessa forma, a soma das duas passagens chegará a R$ 5,50. Atualmente, a baldeação custa ao usuário R$ 6.

Mauá será a primeira cidade do Grande ABC a oferecer integração tarifária. O secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior, afirma que já iniciou negociações com o governo do Estado para que sejam assinados convênios válidos para as outras duas estações do município: Capuava e Guapituba.





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