Mauá promete desafogar 90% do Pronto-Socorro

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o prefeito da cidade de Mauá Oswaldo Dias entregaram UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Assis  neste sábado (17). A prefeitura pretende inaugurar mais duas unidades. Ao todo, a cidade ficará com quatro UPA’s.

As quatro devem diminuir a demanda do Pronto-Socorro do Hospital Nardini em 90%, de acordo com a prefeitura. A estimativa foi feita com base as declarações do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, segundo  informações da administração.

Todas as UPAs são do tipo II, que cobrem uma população de 100 mil a 200 mil habitantes, prestando até 300 atendimentos por dia. Como a população de Mauá é de 417 mil pessoas, os quatro equipamentos, juntos, poderão receber casos de urgência e emergência de todo o município. O Pronto-Socorro do Hospital Nardini – sobrecarregado há anos – vai manter apenas o atendimento dos casos mais graves direcionados diretamente pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou encaminhados pelas UPAs.



Segundo Padilha, de cada 100 pessoas atendidas por uma unidade, apenas três acabam sendo encaminhadas para o hospital. “Em 100 casos, 97 são resolvidos na própria UPA.”  Assim, restando apenas os pacientes em maior gravidade e os encaminhamentos, o Nardini poderá trabalhar dentro da sua vocação, que é a de um hospital de fato – ou seja, um equipamento para internação, acompanhamento e terapia intensiva, entre outros procedimentos.

As quatro UPAs foram construídas com recursos de R$ 8 milhões, provenientes do Governo Federal.

Fonte: Rede Bom Dia





2 Comentários

  1. Inaldo Leao da Silva 21 de março de 2012
  2. INALDO LEÃO 20 de março de 2012

Deixe seu comentário