Qualifica Mauá está com inscrições abertas para 204 vagas em cursos

O programa Qualifica Mauá, da Secretaria de Trabalho e Renda, está com inscrições abertas para 204 vagas em oito cursos profissionalizantes. A carga horária dos cursos varia entre 45h e 160h e as aulas são realizadas nos períodos da manhã ou tarde. Todos os cursos são gratuitos e certificados por instituições reconhecidas no mercado de trabalho.

Os cursos são: bordado livre (12 vagas), corte e costura (12), eletricista instalador residencial (48), leitura e interpretação de projetos e obras civis (30), pedreiro assentador (24), pedreiro revestidor (24), pintor de obras (24) e produção de texto (30).

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, os trabalhadores que concluem os cursos são encaminhados pelo Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR) para vagas em empresas. “O aluno que conclui o curso é automaticamente encaminhado para a intermediação de mão de obra do CPTR”, explicou.

Documentação



Para se inscrever em qualquer curso, o candidato deve ter idade mínima de 18 anos (alguns cursos permitem idade a partir de 16 anos, desde que estejam acompanhados de responsável), além de apresentar documento original e cópias do RG, CPF e Carteira de Trabalho (páginas 7, 8 e 9), além de comprovante de residência e de escolaridade.

Qualificação

Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional seguidos de intermediação para inserção no mercado de trabalho.

Dentro do programa existe parceria com o Governo Federal, que executa os cursos por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat.

Atendimento

O atendimento do Qualifica Mauá é realizado dentro do CPTR, na Rua Manoel Pedro Junior, 45, próximo à Praça da Bíblia. De segunda a sexta, das 8h às 17h.





Deixe seu comentário